sábado, 18 de maio de 2013

ORLANDO - FLÓRIDA

Quando Orlando virou oficialmente um município, em 1875, apenas 85 pessoas moravam no local. Comparar esse número aos mais de 40 milhões de turistas do mundo todo que visitam a cidade por ano mostra que Walt Disney escolheu bem a localização do terreno comprado para transformar em sede de seu complexo de entretenimento, noventa anos depois.
A construção da Disney World, além da do Kennedy Space Center, transformou a região, trazendo mais investimentos e habitantes para a cidade, que passou por uma fase de crescimento gigantesco. Hoje, a área que já foi esnobada pela grande quantidade de charcos que possuía, é certamente um dos locais mais conhecidos do planeta, sempre associado a ideia de diversão ininterrupta gerada pelos parques temáticos construídos ali.
Se o Disney World Resort tem os parques mais famosos da região, Mickey Mouse não se incomoda em dividir espaço com as atrações radicais do Universal Studios ou a rica fauna aquática de Sea World.
Mas Orlando tem bem mais a oferecer ao visitante. Museus, passeios de balão, esportes e boa cozinha mostram que a cidade é o destino perfeito para famílias, com ou sem crianças.
A cidade também conta com dois outlets com várias marcas conhecidas, que valem o passeio até de quem acha que não gosta de fazer compras. Os preços podem ser irresistíveis em alguns casos e não levar nada é certeza de arrependimento chegando ao Brasil.
Como cada parque temático pede uma visita de, no mínimo, um dia e algumas atrações imperdíveis, como o Kennedy Space Center, pede uma viagem de carro, o ideal é programar ao menos uma semana inteira para ver um pouco de tudo.
O cansaço (pela caminhada diária extenuante e o calor que é frequente na região) que certamente vai tomar os turistas pode ser facilmente driblado com visitas aos parques aquáticos entre os dias de passeios. Além das atrações, os locais são excelentes para dar uma folga a pernas e pés antes de mais um dia de caminhadas e emoções em montanhas-russas e simuladores. Ou mesmo da espera na fila para tirar uma foto abraçando o Pato Donald.
Alugar um carro é uma das melhores ideias para quem vai à cidade. As atrações são distantes uma das outras e apesar de seguro, o local não é exatamente convidativo de ser explorado a pé.
Não se engane: ir para a Orlando pode ser um sonho tipicamente infantil, mas chegando lá é impossível não se emocionar com as atrações temáticas, e programar uma segunda viagem assim que possível (ou terceira, ou quarta...)
Apesar de segura, Orlando não é convidativa para ser explorada a pé. Todas as atrações ficam a uma boa distância uma das outras. A melhor forma de conhecer a cidade e tudo o que ela tem a oferecer é alugando um carro. Apesar de o combustível e os estacionamentos ficarem às suas custas, o valor certamente vai valer mais a pena do que pegar táxis para voltar para o hotel no final do dia.
As principais atrações de Orlando estão espalhadas pela International Drive e seus arredores. Normalmente, hotéis, lojas e atrações menores não cobram estacionamento. Nos parques temáticos, porém, prepare-se para pagar um preço fixo antes mesmo de parar o automóvel. 
Fique atento aos pedágios nas rodovias. Normalmente há dois tipos de guichê (um para quem tem o dinheiro exato para pagar o trecho - "EXACT CHANGE ONLY" - e o outro para quem vai precisar de troco - "CHANGE AND RECEIPTS"). Os pagamentos precisam ser feitos em espécie. Algumas vezes, os guichês ficam em pistas separadas da estrada, como se fossem um desvio. Nesse caso, as pistas expressas são destinadas a quem tem um serviço pré-pago de pedágios (semelhante ao nosso Sem Parar). Não pagar é multa na certa, descontada no cartão de crédito usado para alugar o automóvel.
Uma boa dica também é solicitar que o carro alugado tenha GPS. Alguns programas têm interface em português e trazem até indicação dos principais pontos visitados pelos turistas.
Os veículos da Lynx bus system oferecem trajetos a vários pontos turísticos da cidade, mas lembre-se que pegar ônibus público com sacolas de compras nem sempre é simples.
Não será por falta de opções que o visitante vai passar fome no mais famoso parque do complexo Disney. São dezenas de restaurantes e lanchonetes, além de docerias e os carrinhos de bebidas e guloseimas de todo tipo.
Os cardápios são bem variados (assim como os preços), mas prevalece o típico estilo fast food que tanto agrada o povo americano. Então é bem mais fácil encontrar hot dog, pizza e hambúrger, mas há algumas boas surpresas.
O que é muito interessante nas refeições do parque é o ambiente dos locais, cada um seguindo um tema ou estilo. Café da manhã no Velho Oeste, almoço com princesas e fadas em um belo castelo e jantar em um restaurante futurista... Nesta terra de sonhos tudo é possível.
O local mais desejado é muito disputado e não é para qualquer bolso. Trata-se do Cinderellas Royal Table, aberto do café da manhã ao jantar, com cardápio da cozinha americana. O destaque não fica só por conta da comida, mas principalmente pelo clima de magia. Funciona dentro do castelo, com direito a visita dos personagens. Necessita de reserva, muitas vezes com meses de antecedência.
Ainda para aqueles que querem investir, há outros restaurantes com serviço completo e preços meio salgados, mas que também oferecem um cardápio mais amplo e a companhia de personagens. São eles o Crystal Palace, o Plaza Restaurant e o Tony's Town Square (na Main Street) e o Liberty Tree Tavern (na Liberty Square). Reservar com muita antecedência também é importante.
Se não quiser gastar muito vale a pena conhecer o El Pirata Y el Perico (na Adventureland), o Pecos Bill Cafe (na Frontierland ), o Diamond Horseshoe (na Liberty Square) e o Pinocchio Village Haus(na Fantasyland). Não espere muito da comida, afinal predominam os lanches, mas os cenários são bem legais.
Outro destaque é o Doley Whip, famoso sorvete de abacaxi (vendido somente na Aloha Isle - Adventureland). Dizem que é a cara e a marca registrada do Magic Kingdom. 
Mundo do consumo
Como qualquer parque Disney, o Magic Kingdom é o paraíso do consumo. Não há como sair de lá sem carregar várias sacolas e deixar muitos dólares. No geral são as mesmas lembrancinhas, camisetas, bonés e bichinhos de pelúcia, mas é possível comprar algumas coisas mais sofisticadas ou artigos para colecionadores e fãs dos personagens.
A Ye Olde Christmas Shoppe (na Liberty Square) é uma loja de coisinhas de natal, com opções para todos os bolsos e o melhor: funciona o ano todo. Chapéus, perucas e bonés exóticos e divertidos podem ser encontrados na The Chapeau (na Main Street).
É possível também garimpar algumas coisas curiosas e diferentes em lojas temáticas como algumas encontradas na Adventureland, Frontierland e Liberty Square.
Quer se tornar uma princesa? A Bibbidi Bobbidi Boutique é o lugar! Oferece pacotes para as meninas, que podem incluir maquiagem, manicure, roupas, acessórios e até mesmo uma fada madrinha pessoal. Já se o sonho é virar um pirata (homem ou mulher), na Pirates League isso é fácil e divertido. Há toda uma encenação, com direito a juramento, além de maquiagem, tatuagens, cicatrizes e acessórios, para adultos e crianças.
Fonte: uol.com.br/viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário